top of page
05_ABRAETD_Credenciamento_2560x1250_edited.jpg

ABRAETD será expositora em evento para mais de 50 mil pessoas

EMPRESAS PARCEIRAS

logo-fogliene-camara-hiperbarica.png
ETS.jpg

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ABRAETD

A ABRAETD atua na formação, prevenção e atendimento ao socorro de profissionais em diversas áreas fundamentais para nossa sociedade

áreas de atuação
Design sem nome (1).png

CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalhadores de tubulões pressurizados são profissionais que atuam em condições hiperbáricas, normalmente desenvolvendo atividades ligadas à construção civil pesada, construção de pontes, viadutos, estradas, túneis e barragens.

 

O não cumprimento, por descaso ou desconhecimento, das normas regulamentadoras dessa atividade pode resultar em doenças descompressivas que, muitas vezes, são fatais.

Para chegarem a seus postos de trabalho, esses indivíduos transitam da condição de pressão atmosférica ambiente para uma câmara sob pressão (Campânula) e, logo a seguir, entram em uma estrutura vertical oca que se estende abaixo da superfície da água ou solo (tubulão), através da qual descem para uma pressão acima da pressão atmosférica.

 

Para executar serviços sob alta pressão, os trabalhadores devem estar muito bem preparados e treinados.

Imagina-se que o grande índice de acidentes hiperbáricos (a maioria não divulgados) deva-se principalmente à carência de cursos e treinamentos regulares para trabalhadores, além de dificuldades na interpretação das tabelas de descompressões disponíveis.

Manoel Messias Pereira Alves
Presidente da ABRAETD 

AEROESPACIAL

A área aeroespacial é disbárica, pois nela existem atividades que levam o ser humano tanto a pressões acima do normal (hiperbárica), quanto abaixo do normal (hipobáricas).

Entender as condições as quais um tripulante está sujeito durante um voo, as consequências dessas condições e algumas formas de prevenir ou minimizar seus efeitos são nossos desafios.

Gustavo Liza Nicoletti

Diretor da Comissão Aeroespacial ABRAETD

cabine-de-avião.jpg
diving-813028.jpg

MERGULHO

Mergulho profissional, ou comercial como é muitas vezes chamado, é aquele no qual os praticantes atuam junto a diferentes segmentos industriais, a exceção do turismo, executando variadas funções, e.g., inspeção; manutenção; instalação; coleta de materiais; salvatagem.

 

Os procedimentos envolvidos nesse segmento de mergulho são, geralmente, regulamentados por legislações federais, provenientes de instituições públicas e/ou privadas, as quais também exercem função fiscalizadora da atividade (auditores e fiscais).

             

Normalmente é classificado como uma atividade de alta periculosidade e insalubridade, havendo a necessidade de equipamentos específicos para sua prática, como máscaras com sistema de comunicação por áudio, monitoramento por vídeo, câmaras hiperbáricas, dentre outros.

Renato R. Jorge
Diretor de Treinamento da Divers University

OXIGENOTERAPIA
HIPERBÁRICA

A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um método terapêutico no qual o paciente inala oxigênio puro a uma pressão superior à atmosférica, no interior de um equipamento denominado câmara hiperbárica, que pode ser multiplace ou monoplace, a fim de promover a cura de lesões de tecido mais rapidamente, o combate de diversas infecções e outras doenças graves.

 

A elevação da pressão parcial do oxigênio no organismo em um ambiente pressurizado aumenta a solubilidade deste gás nos tecidos. Com isso, há melhor combate à infecções devido ao aumento da atividade fagocitária e otimiza ação dos antibióticos (sinergismo).

 

Promove também a formação de novos vasos sanguíneos (neo angiogênese) através do efeito compensatório da hipóxia  e promoção da cicatrização otimizando a ação de fibroblastos e auxiliando no processo de epitelização da pele lesada.

A oxigenoterapia hiperbárica é utilizada no mundo todo há cerca de meio século, já no Brasil, de forma reconhecida, há mais de 20 anos. Sua aplicação é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução 1457/95), que estabelece os pontos mais importantes dessa atividade, enquanto que a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH) estabelece critérios para a classificação das lesões e dos pacientes que serão submetidos ao tratamento.

Design sem nome (3)_edited.jpg
plataforma_semi-submersivel_petroleo.jpg

PETRÓLEO E GÁS

A maior parte de nossas reservas de petróleo está em campos marítimos, o que tem levado nossas atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores​.

 

Por conta disso, a exploração das áreas de petróleo e gás

é uma atividade hiperbárica.

Desde 2019, produção nacional de petróleo já ultrapassa a marca de 3 milhões de barris por dia.

 

Já a produção de gás natural chegou a 137 milhões de metros cúbicos na mesma data. A produção diária do pré-sal atingiu uma média de 2,061 milhões de barris de petróleo, 66,7% do total nacional, e 83,7 milhões de metros cúbicos de gás natural, 61,1% do total do País.

LIVROS

LIVROS DISPONÍVEIS

SERVIÇOS

SERVIÇOS

Curso de Mergulho

Cursos e Treinamentos

Formação e qualificação de profissionais dos setores disbáricos é uma importante atividade da ABRAETD, que disponibiliza cursos e treinamentos online e presenciais com os maiores especialistas do segmento.

Ambiente de Trabalho Seguro

Consultoria

Da seleção de equipamentos a implantação do atendimento a atividade disbárica em seus diversos ambientes, a ABRAETD ajuda as Empresas a atuarem com segurança, qualidade e eficacia, cumprindo todas as normas e legislação.

reunião de negócios

Assessoria Técnica

As empresas encontram na ABRAETD uma rica fonte de conhecimento sobre a atuação em ambiente disbáricos e podem contar com assistência para normatizar seus processos e instalações com base nas mais atualizadas normas técnicas.

Eventos de Networking

Eventos

Congregamos os maiores especialistas em fóruns, palestras e eventos, fomentando o crescimento do setor, a qualificação dos profissionais e intenso network, dando visibilidade a este importante segmento de atuação.

Pesquisa de campo

Pesquisas Científicas
e Setoriais

Suprimos o mercado pela busca, incentivo e publicação de pesquisas nacionais e internacionais no segmento disbárico, proporcionando maior produtividade e eficácia na execução da atividade no Brasil.

Reunião de Gestão

Gestão e implantação

Especialistas da ABRAETD são preparados para realizar a gestão dos processos e operações de atendimento de socorro em ambientes disbáricos, tanto na esfera pública, quanto privada, garantindo a execução bem sucedida de grandes obras.

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Fundada em 2011, A Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos, tem foco na prevenção de acidentes e promoção da saúde de trabalhadores que atuam em ambientes submetidos a alteração da pressão atmosférica.

Somos a primeira e única associação que reúne e todos os profissionais da área disbárica e nossa missão é treinar e conscientizar, tantos os trabalhadores, quanto a população em geral, sobre essa área carente de especialistas, conhecimento e atualização das normas de prevenção vigentes no Brasil.

metro.jpeg

DIRETORIA

manoel-messias-presidente-abraetd_edited.jpg
MANOEL MESSIAS P. ALVES
PRESIDENTE

Enfermeiro, Pós graduado em Enfermagem do Trabalho e Gestão estratégica de negócios, Membro do Conselho Nacional dos Peritos da República Federativa do Brasil e Perito em Enfermagem e

Câmaras Hiperbáricas.

Dirceu.moreira.jpg
DIRCEU MOREIRA
VICE-PRESIDENTE

Psicólogo, terapeuta,  pedagogo, especialista em psicologia das relações humanas, formado em Análise Transacional, Pratictioner em PNL, palestrante e escritor.

Membro da Soc.Bras. de Eubiose e entrevistador do programa Missão Educar pela UPTV, autor de 15 livros

abraetd-tesoureira.png
TAMAMI IKUNO
TESOUREIRA

Bacharel em Enfermagem; Especialista em Pediatria, Puericultura e Enfermagem do Trabalho, Saúde Pública

Pedagoga e Docente.

MARINA_edited.jpg
MARINA KIESE ODIA
SECRETÁRIA EXECUTIVA

Engenheira Agrimensora e
Secretária Executiva Poliglota.

gustavo.jpg
GUSTAVO LIZA NICOLETTI
PRESIDENTE
CONSELHO FISCAL

Bacharel em Aviação Civil e Especialista em Segurança de Aviação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Piloto Comercial de avião e Gestor de Segurança Operacional certificado pela Agencia Nacional de Aviação Civil e atualmente cursando de Medicina.

alessandro.jpg
ALESSANDRO BEZERRA ALVES
PRESIDENTE
CONSELHO DELIBERATIVO

Bacharel em Sistemas de Informação,

MBA em Business Intelligence,
Especialista em Banco de Dados e Performance do Ambiente

IMG_9363_edited.jpg
RODOLFO SERRANO
VICE-PRESIDENTE
CONSELHO FISCAL

Especialista em Marketing e Branding,
Estrategista 
Digital, Gestor de Anúncios,

Copywriter e Videomaker

WhatsApp Image 2021-09-28 at 15.53.14.jpeg
DILSON FERREIRA BARRENCE
VICE-PRESIDENTE
CONSELHO DELIBERATIVO

Técnico de Enfermagem especializado em Enfermagem do Trabalho e Bacharel em Serviço Social.

DIRETORIA
COMISSÕES

COMISSÕES ABRAETD

WhatsApp Image 2021-09-29 at 08.48.51.jpeg
Comissão:
Urgência e Emergência

Diretor:
Roberto Castro

Ângelo Gonzaga Pereira.jpg
Comissão:
Engenharia Mecânica

Diretor:

Ângelo Gonzaga Pereira

leticia.jpg
Comissão:
Gestão de Qualidade

Diretora:

Letícia Silva dos Santos

gustavo.jpg
Comissão:
Aeroespacial

Diretor:
Gustavo Liza Nicoletti

WhatsApp Image 2021-09-27 at 14.13.11.jpeg
Comissão:
Publicações Literárias

Diretor:

Fernando Rafael Lobozzo Dower

David Pereira do Nascimento.jpg
Comissão:
Técnicos de Segurança do Trabalho

Diretor:

David Pereira do Nascimento

Dirceu.moreira.jpg
Comissão:
Psicologia Organizacional
e Gestão de Pessoas

Diretor:

Prof. Dirceu Moreira

luiza_edited.jpg
Comissão:
Saúde Ocupacional

Diretora:

Maria Luíza Lima de Souza

IMG_9645.jpg
Comissão:
Marketing

Diretor:

Rodolfo Serrano

WhatsApp Image 2021-09-24 at 10.27_edite
Comissão:
Tubulões Pressurizados

Diretor:

Marcelo Movio

abraetd-presidente-manoel-messias_edited
Comissão:
Área Hiperbárica

Diretor:

Manoel Messias

abraetd-tesoureira_edited.jpg
Comissão:
Terapias Complementares

Diretora:

Tamami Ikuno

me.jpg
Comissão:
Técnicos de Enfermagem do Trabalho

Diretora:

Carla Cristina Santander dos Anjos

IMG-20210918-WA0009.jpg
Comissão:
Técnicos de Enfermagem do Trabalho

Vice-Diretora:

Priscila R. Melo Feliciano

MARINA_edited.jpg
Comissão:
Idiomas

Diretora:

Marina Kiese Odia

Sem título.png
Comissão:
Jurídica

Diretor:

Antônio Carlos Vieira

alessandro.jpg
Comissão:
Técnologia da Informação

Diretor:

Alessandro Bezerra Alves

470679c1-cf53-4752-90dc-355fd71161ed.jpg
Comissão:
Enfermeiros do Trabalho

Diretora:

Jucilene Santos de Carvalho

c13ce6a3-b39d-413d-9ea5-dea287db521d.jpg
Comissão:
Engenharia Mecânica

Vice-diretor:

José Dilson Rabelo Silva Filho

Bibliotecária

ENTREVISTAS
PROGRAMA "MISSÃO EDUCAR"

O programa Missão Educar foi criado em 2012 e é apresentado por Dirceu Moreira na UPTV, tendo como objetivo a divulgação de ações e atividades educativas em todas as áreas de nossa sociedade, através da internet.

Confira algumas entrevistas com a participação de diretores e parceiros da ABRAETD:

Entrevistas

Professora Maria Luiza Lima de Souza

Diretora da Comissão de Saúde Ocupacional da ABRAETD

James Francisco

Presidente do Coren SP

Elias Pereira de Lacerda

Criador da Escola da Felicidade de Brasília

Gustavo Liza Nicoletti

Diretor da Comissão Aeroespacial da ABRAETD

Manoel Messias - Livro "Um Homem Sob Pressões"

Diretor da Comissão de Área Hiperbárica da ABRAETD

Doutor Robson Spinelli Gomes

Diretor da Comissão de Saúde do Trabalhador da ABRAETD

PROJETOS

Alguns dos projetos em que houve colaboração de um ou mais membros da ABRAETD:

PROJETOS

CONTATO

Informações

Para qualquer informação, dúvida ou comentário, nos envie uma mensagem no WhatsApp: (11) 98621-7107. Ou preencha o formulário:

Obrigado pelo envio!

CONTATO
bottom of page