EMPRESAS PARCEIRAS


ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ABRAETD
A ABRAETD atua na formação, prevenção e atendimento ao socorro de profissionais em diversas áreas fundamentais para nossa sociedade

CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalhadores de tubulões pressurizados são profissionais que atuam em condições hiperbáricas, normalmente desenvolvendo atividades ligadas à construção civil pesada, construção de pontes, viadutos, estradas, túneis e barragens.
O não cumprimento, por descaso ou desconhecimento, das normas regulamentadoras dessa atividade pode resultar em doenças descompressivas que, muitas vezes, são fatais.
Para chegarem a seus postos de trabalho, esses indivíduos transitam da condição de pressão atmosférica ambiente para uma câmara sob pressão (Campânula) e, logo a seguir, entram em uma estrutura vertical oca que se estende abaixo da superfície da água ou solo (tubulão), através da qual descem para uma pressão acima da pressão atmosférica.
Para executar serviços sob alta pressão, os trabalhadores devem estar muito bem preparados e treinados.
Imagina-se que o grande índice de acidentes hiperbáricos (a maioria não divulgados) deva-se principalmente à carência de cursos e treinamentos regulares para trabalhadores, além de dificuldades na interpretação das tabelas de descompressões disponíveis.
Manoel Messias Pereira Alves
Presidente da ABRAETD
AEROESPACIAL
A área aeroespacial é disbárica, pois nela existem atividades que levam o ser humano tanto a pressões acima do normal (hiperbárica), quanto abaixo do normal (hipobáricas).
Entender as condições as quais um tripulante está sujeito durante um voo, as consequências dessas condições e algumas formas de prevenir ou minimizar seus efeitos são nossos desafios.
Gustavo Liza Nicoletti
Diretor da Comissão Aeroespacial ABRAETD


MERGULHO
Mergulho profissional, ou comercial como é muitas vezes chamado, é aquele no qual os praticantes atuam junto a diferentes segmentos industriais, a exceção do turismo, executando variadas funções, e.g., inspeção; manutenção; instalação; coleta de materiais; salvatagem.
Os procedimentos envolvidos nesse segmento de mergulho são, geralmente, regulamentados por legislações federais, provenientes de instituições públicas e/ou privadas, as quais também exercem função fiscalizadora da atividade (auditores e fiscais).
Normalmente é classificado como uma atividade de alta periculosidade e insalubridade, havendo a necessidade de equipamentos específicos para sua prática, como máscaras com sistema de comunicação por áudio, monitoramento por vídeo, câmaras hiperbáricas, dentre outros.
Renato R. Jorge
Diretor de Treinamento da Divers University
OXIGENOTERAPIA
HIPERBÁRICA
A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um método terapêutico no qual o paciente inala oxigênio puro a uma pressão superior à atmosférica, no interior de um equipamento denominado câmara hiperbárica, que pode ser multiplace ou monoplace, a fim de promover a cura de lesões de tecido mais rapidamente, o combate de diversas infecções e outras doenças graves.
A elevação da pressão parcial do oxigênio no organismo em um ambiente pressurizado aumenta a solubilidade deste gás nos tecidos. Com isso, há melhor combate à infecções devido ao aumento da atividade fagocitária e otimiza ação dos antibióticos (sinergismo).
Promove também a formação de novos vasos sanguíneos (neo angiogênese) através do efeito compensatório da hipóxia e promoção da cicatrização otimizando a ação de fibroblastos e auxiliando no processo de epitelização da pele lesada.
A oxigenoterapia hiperbárica é utilizada no mundo todo há cerca de meio século, já no Brasil, de forma reconhecida, há mais de 20 anos. Sua aplicação é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução 1457/95), que estabelece os pontos mais importantes dessa atividade, enquanto que a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH) estabelece critérios para a classificação das lesões e dos pacientes que serão submetidos ao tratamento.


PETRÓLEO E GÁS
A maior parte de nossas reservas de petróleo está em campos marítimos, o que tem levado nossas atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores.
Por conta disso, a exploração das áreas de petróleo e gás
é uma atividade hiperbárica.
Desde 2019, produção nacional de petróleo já ultrapassa a marca de 3 milhões de barris por dia.
Já a produção de gás natural chegou a 137 milhões de metros cúbicos na mesma data. A produção diária do pré-sal atingiu uma média de 2,061 milhões de barris de petróleo, 66,7% do total nacional, e 83,7 milhões de metros cúbicos de gás natural, 61,1% do total do País.
LIVROS DISPONÍVEIS
SERVIÇOS

Cursos e Treinamentos
Formação e qualificação de profissionais dos setores disbáricos é uma importante atividade da ABRAETD, que disponibiliza cursos e treinamentos online e presenciais com os maiores especialistas do segmento.

Consultoria
Da seleção de equipamentos a implantação do atendimento a atividade disbárica em seus diversos ambientes, a ABRAETD ajuda as Empresas a atuarem com segurança, qualidade e eficacia, cumprindo todas as normas e legislação.

Assessoria Técnica
As empresas encontram na ABRAETD uma rica fonte de conhecimento sobre a atuação em ambiente disbáricos e podem contar com assistência para normatizar seus processos e instalações com base nas mais atualizadas normas técnicas.

Eventos
Congregamos os maiores especialistas em fóruns, palestras e eventos, fomentando o crescimento do setor, a qualificação dos profissionais e intenso network, dando visibilidade a este importante segmento de atuação.

Pesquisas Científicas
e Setoriais
Suprimos o mercado pela busca, incentivo e publicação de pesquisas nacionais e internacionais no segmento disbárico, proporcionando maior produtividade e eficácia na execução da atividade no Brasil.

Gestão e implantação
Especialistas da ABRAETD são preparados para realizar a gestão dos processos e operações de atendimento de socorro em ambientes disbáricos, tanto na esfera pública, quanto privada, garantindo a execução bem sucedida de grandes obras.
QUEM SOMOS
Fundada em 2011, A Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos, tem foco na prevenção de acidentes e promoção da saúde de trabalhadores que atuam em ambientes submetidos a alteração da pressão atmosférica.
Somos a primeira e única associação que reúne e todos os profissionais da área disbárica e nossa missão é treinar e conscientizar, tantos os trabalhadores, quanto a população em geral, sobre essa área carente de especialistas, conhecimento e atualização das normas de prevenção vigentes no Brasil.

DIRETORIA

MANOEL MESSIAS P. ALVES
PRESIDENTE
Enfermeiro, Pós graduado em Enfermagem do Trabalho e Gestão estratégica de negócios, Membro do Conselho Nacional dos Peritos da República Federativa do Brasil e Perito em Enfermagem e
Câmaras Hiperbáricas.

DIRCEU MOREIRA
VICE-PRESIDENTE
Psicólogo, terapeuta, pedagogo, especialista em psicologia das relações humanas, formado em Análise Transacional, Pratictioner em PNL, palestrante e escritor.
Membro da Soc.Bras. de Eubiose e entrevistador do programa Missão Educar pela UPTV, autor de 15 livros

TAMAMI IKUNO
TESOUREIRA
Bacharel em Enfermagem; Especialista em Pediatria, Puericultura e Enfermagem do Trabalho, Saúde Pública
Pedagoga e Docente.

MARINA KIESE ODIA
SECRETÁRIA EXECUTIVA
Engenheira Agrimensora e
Secretária Executiva Poliglota.

GUSTAVO LIZA NICOLETTI
PRESIDENTE
CONSELHO FISCAL
Bacharel em Aviação Civil e Especialista em Segurança de Aviação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Piloto Comercial de avião e Gestor de Segurança Operacional certificado pela Agencia Nacional de Aviação Civil e atualmente cursando de Medicina.

ALESSANDRO BEZERRA ALVES
PRESIDENTE
CONSELHO DELIBERATIVO
Bacharel em Sistemas de Informação,
MBA em Business Intelligence,
Especialista em Banco de Dados e Performance do Ambiente

RODOLFO SERRANO
VICE-PRESIDENTE
CONSELHO FISCAL
Especialista em Marketing e Branding,
Estrategista Digital, Gestor de Anúncios,
Copywriter e Videomaker

DILSON FERREIRA BARRENCE
VICE-PRESIDENTE
CONSELHO DELIBERATIVO
Técnico de Enfermagem especializado em Enfermagem do Trabalho e Bacharel em Serviço Social.
COMISSÕES ABRAETD

Comissão:
Urgência e Emergência
Diretor:
Roberto Castro
